sábado, 2 de junho de 2018

Texto Para A Semana do Meio Ambiente A Árvore Generosa


A árvore generosa
Era uma vez uma Árvore que amava um menino.
E todos os dias, o menino vinha e juntava as suas folhas. E com elas fazia coroas de rei. E com a Árvore, brincava de rei da floresta. Subia no seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos! Comia seus frutos.
E quando ficava cansado, o menino repousava à sua sombra fresquinha.
O menino amava a Árvore profundamente.
E a Árvore era feliz! Mas o tempo passou e o menino cresceu!
Um dia, o menino veio e a Árvore disse:
"Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos, repousar à minha sombra e ser feliz!"
"Estou grande demais para brincar", respondeu o menino. "Quero comprar muitas coisas. Você tem algum dinheiro que possa me oferecer?"
"Sinto muito", disse a Árvore, "eu não tenho dinheiro. Mas leve os frutos, Menino. Vá vendê-los na cidade, então terá o dinheiro e você será feliz!"
E assim o menino subiu pelo tronco, colheu os frutos e levou-os embora.
E a Árvore ficou feliz!
Mas o menino sumiu por muito tempo...
E a Árvore ficou tristonha outra vez.
        


 Um dia, o menino veio e a Árvore estremeceu tamanha a sua alegria, e disse: "Venha, Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz."
"Estou muito ocupado pra subir em Árvores", disse o menino. "Eu quero uma esposa, eu quero ter filhos e para isso é preciso que eu tenha uma casa. Você tem uma casa pra me oferecer?"
"Eu não tenho casa", disse a Árvore. "Mas corte os meus galhos, faça a sua casa e seja feliz."
O menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os embora para fazer uma casa.
E a Árvore ficou feliz!
O menino ficou longe por um longo, longo tempo, e no dia que voltou, a Árvore ficou alegre, de uma alegria tamanha que mal podia falar.
"Venha, venha, meu Menino", sussurrou, "venha brincar!"
"Estou velho para brincar", disse o menino, "e estou também muito triste." "Eu quero um barco ligeiro que me leve pra bem longe. Você tem algum barquinho que possa me oferecer?"
"Corte meu tronco e faça seu barco", disse a Árvore. "Viaje pra longe e seja feliz!"
O menino cortou o tronco, fez um barco e viajou.
E a Árvore ficou feliz, mas não muito!
Muito tempo depois, o menino voltou.
"Desculpe, Menino", disse a Árvore. "não tenho mais nada
pra te oferecer. Os frutos já se foram."
"Meus dentes são fracos demais pra frutos",
falou o menino.

"Já se foram os galhos para você balançar", disse a Árvore.
"Já não tenho idade pra me balançar", falou o menino.
"Não tenho mais tronco pra você subir", disse a  Árvore.
"Estou muito cansado e já não sei subir", falou o menino.
"Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe oferecer", suspirou a Árvore. "Mas nada me resta e eu sou apenas um toco sem graça. Desculpe ... "
"Já não quero muita coisa", disse o menino, "só um lugar sossegado onde possa me sentar, pois estou muito cansado."
"Pois bem", respondeu a Árvore, enchendo-se de alegria. "Eu sou apenas um toco, mas um toco é muito útil pra sentar e descansar.
Venha, Menino, depressa, sente-se em mim e descanse."
Foi o que o menino fez.
E a Árvore ficou feliz.

[de Shel Silvertein, Adaptado por Fernando Sabino,  Editora Cosac Naify]

A amizade é um sentimento que se leva para sempre...

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Categorias

1º ano 2º ano 3º ano 4º Ano 5º ano A rã e o boi com interpretação Alfabetização Alfabetização letra B Alfabetização letra C Alfabetização letra P Alfabetização letra R Alfabetizando sílabas Alfabeto Alimentação Alimentos Construtores Reguladores e Energéticos. Amostras grátis Caderno Dígrafos NH As vogais Atividades CH Atividades com descritores Atividades de Leitura e interpretação de Textos Atividades LH Atividades NH Avaliação de Língua Portuguesa 3º ano em word com matriz de referência Avaliações Baixe grátis: Apostila de Matemática Espaço e Forma Baixe grátis: Caderno de Atividades com Datas comemorativas e Sequências Didáticas para turmas de Alfabetização. Baixe grátis: Caderno de Intervenção pedagógica com descritores Caderno de Atividades Caderno de Atividades CH com 41 páginas em PDF. Caderno de Atividades LH com 47 páginas PDF. Caderno de Atividades NH com 38 páginas em PDF. Ciências Coordenação Motora Dia da Árvore Dia Mundial da Água Dígrafos Ensino Religioso Fichas de leitura Fichas para ditado Folclore Frações Frases Enigmáticas Gêneros Textuais Geometria Grafomotricidade Gramática Grandezas e Medidas Horas Leitura e interpretação Letra Cursiva Língua Portuguesa Matemática Matemática com descritores Matemática diversos Matemática para Alfabetização Matemática: Operações Meio ambiente Multiplicação Nome Números Ordinais Números Romanos Ortografia PAIC Para Casa Plantas produção de texto e mapeamento dos resultados Projeto Menina Bonita do Laço de Fita para Alfabetização completo Sequência Didática para Alfabetização O Caldeirão da Bruxa Sequências Didáticas Sistema Solar Situações - problemas Substantivos Textos Enigmáticos Textos para leitura Tipos de Moradias Valores