Atividades para imprimir continhas de adição




O QUE O ALUNO PODE APRENDER COM ESTAS ATIVIDADES

Desenvolver noções de adição;

Compreender o conceito de adição;

Reconhecer terminologias adequadas que retratam a adição (mais, ao todo, juntos, dentre outras);

Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

Veja também: Atividades de adição para imprimir

Adição e Subtração 2º ano, Adição e Subtração com sapinhos 2º ano, Pranchas trabalhando os fatos da adição número 2

Sensibilizando – Roda de conversa- Retirado do Portal do Professor.

Professor, a adição se faz presente em nosso cotidiano, pois utilizamos a adição em diversas situações de nosso dia a dia: para comprar algo, dar o troco, saber quantos anos eu tenho, se sou mais velho ou mais novo que alguém, dentre outras inúmeras situações.  Dessa maneira é um conteúdo de grande relevância a ser trabalhado com os alunos em qualquer faixa etária, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pois ela é a base para outras operações.

Nesse sentido, nossa sugestão é que inicie sua aula no espaço da “rodinha” para motivá-los sobre essa temática. Para tanto, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o tema adição e proponha a eles que pensem sobre as seguintes questões:

O que é adição?

Como fazemos para saber quem é mais velho em nossa turma?

E para saber quem tem mais lápis?

O que significa somar?

Alguém desta turma já sabe fazer contas de adição? Como se faz? Você pode explicar para a turma?

Que palavra eu utilizo quando se trata de adição? (ao todo, se juntarmos, mais).

Sugestões de história

Contação história “Um amor de confusão”

Professor, a literatura é algo muito próprio do universo infantil, devendo assim sempre se reservar espaço na sala de aula para a contação de histórias de diferentes gêneros com  diferentes objetivos. A história muitas vezes é uma estratégia para introduzir e aprofundar conhecimentos, porém seu objetivo maior é a ludicidade e a magia que envolvem o ato da contação de história.

Nessa perspectiva, nossa proposta é que você trabalhe com seus alunos a história “Um amor de confusão” da autora Dulce Rangel, Editora Moderna. Esse livro aborda diferentes temas como: amizade, solidariedade, compaixão e também pode contribuir para a introdução do tema adição com crianças.

Sinopse do livro:

Dona galinha bota um ovo e, passeando, encontra mais dois ovos. Os três ovos, diferentes, vão para o mesmo ninho. E, cada vez que sai a passeio, Dona galinha encontra outros ovos, que aos primeiros vão se juntar. No dia em que os ovos se abrem, é uma surpresa: nasce ganso, pato, tartaruga, jacaré. Que confusão.

Related Post