Fichas para produção de textos com texto para ordenar e escrever.

Segundo Ceale UFMG “Em geral a maioria dos educadores manifesta insegurança quando a questão é o ensino e a aprendizagem de produção de texto. Pensar a produção de texto na alfabetização exige compreender que:

Aprender a escrever significa dominar um novo conjunto funcional discursivo, semântico e formal, que se faz paralelamente a uma nova função psicológica. Deve ser visto como uma construção de uma nova prática social que, tomando o mesmo código, realiza-se de um outro modo, com nova dinâmica cognitiva e discursiva.

O processo ocorre por meio das interações sociais, dos usos e das funções sociais da linguagem, como meio de apreender a realidade.

A a produção de texto é um processo de interação, de diálogo, de constituição de sujeitos; a linguagem é, assim, uma atividade constitutiva que marca os processos interativos dos sujeitos.

Podemos oferecer aos alunos momentos exclentes de produção literária, o contato com uma situação, ou espaços, perguntas direcionadas para que possam direcionar sua escrita. 

O jogo acima foge dessas sugestões mas não significa algo que não pode ser trabalhado. A atividade foi feita com cenas mudas e fichas de textos onde os alunos deverão relacionar desenho com a escrita.

Para concluir possui uma ficha de registro a ser feita pelo aluno podendo optar pelo mesmo texto ou criar o seu.

Baixe a atividade no link abaixo.

BAIXAR ARQUIVO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *